quarta-feira, 25 de março de 2009

A Decisão de Mariana

Competências: Desenvolver competências específicas de compreensão de textos narrativos.
Actividades: Escolha de um tema para elaborar uma história; Pesquisa na internet sobre "Desporto"; Escrita de uma história colectiva sobre o desporto; Divulgação.

A Decisão da Mariana

Era uma vez uma menina que queria praticar desporto mas não sabia qual devia praticar. Um dia resolveu falar sobre isso com o avô e disse-lhe:
- Fico muito feliz ao saber que queres praticar desporto pois já diziam os antigos “mens sana in corpore sano”.
- O quê?! Não percebi isso!!! – respondeu a Mariana.
- O exercício físico ajuda a descontrair as pessoas e se o corpo delas se sentir bem a mente delas também ficará melhor.
- Agora é que estou mesmo decidida! Vou praticar desporto.
- Ah! Tive uma ideia! Porque é que não perguntas aos teus amigos qual o desporto que te aconselham?
- Ok! Amanhã vou fazer isso quando chegar à escola.
A Mariana estava tão entusiasmada que nem conseguiu dormir! Foi então que se lembrou de pesquisar na internet. Ela encontrou muitos desportos: hóquei patins, basebol, karaté, basquetebol, pára-quedismo, futsal…
No dia seguinte, a mãe da Mariana entrou no quarto e viu-a a dormir em cima do teclado do computador!
- Bom dia princesa!
- Hum!...
- Que bela cama! O teclado é uma boa almofada!
- Que horas são, mamã?
- São 8h10.
- Já?! Não pode ser! Nem sequer vi tudo o que queria sobre “desporto”!!!
- Vá lá… toca a despachar.
A Mariana ficou tão atrapalhada com as horas que até bateu o recorde e preparou-se em quinze minutos.
Quando chegou à escola perguntou aos amigos qual era o desporto que lhe aconselhavam. Disseram-lhe tantos que ela ficou ainda mais confusa!
- Mariana, eu pratico natação não queres treinar hoje connosco? – disse o Francisco.
- Isso é que era bom! A Mariana vem comigo para o ballet – respondeu a Inês.
- Não, não… ela é a minha prima por isso vem comigo para o futebol – disse o Eduardo chateado.
- Lá por seres primo não mandas nela! A minha melhor amiga vem comigo para Base Jumping – comentou a Júlia.
- Calma amigos! Já estou cansada de tanta conversa. O último a chegar à sala é um “ovo podre”! – disse a Mariana.
A nossa menina desportista correu tanto, tanto, tanto que foi a primeira a chegar. Foi assim que escolheu o atletismo porque correr deixava-a feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário