domingo, 1 de novembro de 2009

Literacia emergente

Competências: Escrita.
Descritor de desempenho:
Revelar as próprias concepções precoces da linguagem escrita.
Experiência de aprendizagem: Realização individual do teste sobre concepções precoces acerca dos aspectos conceptuais da linguagem escrita.


“Os conhecimentos que, à entrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as crianças possuem sobre os aspectos figurativos e conceptuais da linguagem escrita vão influenciar a forma como aprenderão a ler e a escrever (…)
É, por isso, importante para o professor conhecer o que as crianças que vão aprender a ler e a escrever já sabem sobre leitura e escrita, a fim de poder organizar o ensino em função do domínio que as crianças têm desses conhecimentos.”
“Uma das técnicas mais utilizadas para analisar como as crianças se vão apropriando do sistema de escrita consiste em pedir-lhes que nos digam como acham que se escrevem determinadas palavras (…) Foi o que foi feito com as crianças cujos exemplos de escrita se seguem (…)”

Baptista, A.; Barbeiro, L.; Viana, F. (2007). O ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica, p. 16 (brochura PNEP - versão de trabalho).

Aluno A (6 A 3M)Aluno B (6A 4M)Aluno C (7A 0M)


1 comentário: