domingo, 24 de maio de 2009

Combate ao erro

Competência: Desenvolver a capacidade ortográfica.
Actividades: Elaboração individual de um texto "Reflexão sobre a prova de aferição de Língua Portuguesa"; Análise e registo do erro segundo a sua tipologia, pelo professor; Pesquisa, em grupo, de palavras que correspondam aos sons/grafia registados no quadro; Apresentação do trabalho à turma, análise e debate.
.
Act. I - Elaboração individual do texto

No dia 22 de Maio elaboramos uma "Reflexão sobre a prova de aferição de Língua Portuguesa". Após a correcção resolvemos tentar perceber o porquê de ainda escrevermos com alguns erros e analisamos a seguinte tabela para perceber que tipo de erros costumamos escrever.
.
Act. II - Análise e registo do erro pela professora
Tipologia do erro

Após a análise dos resultados percebemos que para o mesmo som temos diferentes grafias pois a Língua Portuguesa tem palavras com o mesmo som mas que se escrevem de forma diferente. Por este motivo, no dia 29, resolvemos pesquisar palavras que correspondem aos sons/grafia e registamos nos seguintes quadros.


Act. II - Pesquisa de palavras com contenham o mesmo som e grafia diferente


Act. IV - Apresentação do trabalho à turma

Act. V - Conclusão

Que interessante...! Ler, ler muito, é uma boa forma de visualizarmas as palavras e as retermos na memória para evitar o erro! Não é suficiente silabarmos as palavras quando estamos a escrever!

Sem comentários:

Enviar um comentário